Dorival Júnior, o treinador da Seleção Brasileira Masculina de Futebol, anunciou nesta sexta-feira (10) a relação dos jogadores convocados para a disputa da Copa América, a ser realizada em junho nos Estados Unidos. Antes do torneio, a equipe nacional enfrentará dois amistosos, um contra o México em 8 de junho e outro diante dos Estados Unidos em 12 de junho.
A cerimônia de convocação, realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), contou com a presença de Dorival, que selecionou 23 atletas para integrar o elenco. Dentre os convocados, apenas três atuam em clubes brasileiros, enquanto os demais são oriundos de equipes estrangeiras.
A preparação da Seleção Brasileira ocorrerá em Orlando, nos Estados Unidos, com os jogadores que atuam no exterior iniciando os treinamentos em 30 de maio. Já os atletas que atuam no futebol brasileiro se juntarão à equipe em 3 de junho. Conforme a programação, a delegação deixará Orlando em 6 de junho para enfrentar o México no Texas, em 8 de junho, retornando à Flórida no dia seguinte ao amistoso.
Posteriormente, a equipe continuará seus treinamentos até o dia 20 de junho, quando embarcará para Los Angeles, onde fará sua estreia na Copa América contra a Costa Rica em 24 de junho. O time brasileiro enfrentará o Paraguai no Allegiant Stadium, em Las Vegas, em 28 de junho, e a Colômbia no Levi’s Stadium, em Santa Clara, em 2 de julho.
Dorival Júnior, anunciado como treinador em janeiro, realizou seus primeiros jogos à frente da equipe em março, enfrentando a Inglaterra e a Espanha em seus respectivos territórios. Contra os ingleses, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0 em Wembley, enquanto contra a Espanha, empatou em 3 a 3 no Santiago Bernabéu.
Segue a lista completa dos convocados:
Goleiros:
- Bento – Athletico-PR
- Ederson – Manchester City (ING)
- Alisson – Liverpool (ING)
Laterais:
- Danilo – Juventus (ITA)
- Yan Couto – Girona (ESP)
- Guilherme Arana – Atlético-MG
- Wendell – Porto (POR)
Zagueiros:
- Beraldo – PSG (FRA)
- Eder Militão – Real Madrid (ESP)
- Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
- Marquinhos – PSG (FRA)
Meio-campistas:
- Andreas Pereira – Fulham (ING)
- João Gomes – Wolverhampton (ING)
- Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
- Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
- Lucas Paquetá – West Ham (ING)
Atacantes:
- Endrick – Palmeiras
- Evanilson – Porto (POR)
- Rodrygo – Real Madrid (ESP)
- Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
- Raphinha – Barcelona (ESP)
- Savinho – Girona (ESP)
- Vinicius Junior – Real Madrid (ESP)