Em março, todas as regiões do Brasil apresentaram saldo positivo de empregos, registrando um total de 244.315 novos postos formais. No estado da Bahia, foram criados 12.482 novos empregos, contribuindo significativamente para o resultado positivo no Nordeste, que contabilizou 16.037 empregos gerados no período.
Os setores da economia na Bahia também apresentaram resultados favoráveis, com destaque para o setor de Serviços, que registrou um saldo de 8.155 postos de trabalho. Além disso, a Indústria, Agropecuária, Comércio e Construção contribuíram positivamente para o aumento do emprego formal no estado.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), evidenciando um cenário econômico favorável em diversas áreas, como investimentos em infraestrutura, crescimento do setor automobilístico e expansão do turismo.
No acumulado do ano, o Brasil registrou um total de 719.033 novos empregos formais nos três primeiros meses de 2024, representando um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. O país alcançou um estoque recorde de 46,23 milhões de trabalhadores com carteira assinada, demonstrando uma recuperação robusta do mercado de trabalho.
Todas as regiões brasileiras apresentaram saldo positivo em março, com destaque para o Sudeste, que liderou a geração de empregos com 148.304 novos postos formais. São Paulo foi o estado com maior número de novos empregos, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. No entanto, alguns estados apresentaram saldo negativo, como Alagoas e Sergipe.