Bruno Reis inicia agenda oficial no Benin com visita a cidade histórica de Ouidah

Política

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, deu início à sua agenda oficial no Benin, na última quinta-feira (9), com uma visita à histórica cidade de Ouidah, antiga capital do Reino de Uidá e reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade é conhecida por seus profundos laços com a história da diáspora africana, sendo um dos principais pontos de origem de pessoas escravizadas trazidas ao Brasil, especialmente para a Bahia.

Durante a visita, Bruno destacou as conexões culturais e históricas entre Salvador e o Benin. “Depois de 30 anos, um prefeito de Salvador volta ao Benin. É uma alegria estar aqui para conhecer as nossas origens. As nossas raízes se confundem. Muitos irmãos nossos estão aqui no Benin, e muitos irmãos beninenses estão lá no Brasil. É muito importante perpetuar essa relação para as gerações presentes e futuras”, afirmou o prefeito.

O prefeito de Salvador também ressaltou as semelhanças entre as duas cidades. “A sensação aqui é de estar na própria Salvador, tamanhas as semelhanças entre os povos e seus costumes. Ouidah é uma cidade-irmã, que enfrenta muitos problemas, como nós já enfrentamos. Está ainda um pouco atrás da gente em questões de infraestrutura, uso e ordenamento do solo e em problemas sociais. Mas é uma cidade com uma energia igual à nossa, um povo forte como o nosso, com as mesmas características. A gente consegue ver um pouco da nossa história aqui e também nos ajuda a entender os enfrentamentos que precisamos ter na gestão da nossa cidade”, destacou.

Na ocasião, Bruno Reis foi recebido pelo prefeito de Ouidah, Christian Mawugnong, e homenageado com o título de cidadão da cidade. A primeira-dama de Salvador, Rebeca Cardoso, também foi reconhecida como embaixadora de Ouidah. Bruno participou ainda do Vodun Days, um festival internacional de espiritualidade, música e arte Vodum, ressaltando a conexão histórica e cultural entre o Benin e a Bahia.

“O Vodum, originário do Benin, era a religião de muitos escravizados trazidos para a Bahia e é um ancestral direto do Candomblé brasileiro”, enfatizou o prefeito.

A visita oficial também tem o objetivo de estreitar laços institucionais e culturais entre Salvador e o Benin, especialmente nas áreas de turismo, reparação e intercâmbio cultural. Bruno está no país a convite do presidente Patrice Talon, que visitou Salvador em maio de 2024, incluindo a Casa do Benin, no Pelourinho, mantida pela Prefeitura.

Comitiva e agenda no Benin
A comitiva de Salvador é composta pelos secretários municipais Cacá Leão (Governo), Isaura Genoveva (Reparação), Giovanna Victer (Fazenda), Renata Vidal (Comunicação), e pelo subsecretário de Cultura, Walter Pinto Júnior.

Nesta sexta-feira (10), Bruno Reis continua sua agenda oficial na cidade de Cotonou, a maior do Benin, onde terá uma reunião com o presidente Patrice Talon. “É uma viagem super proveitosa. Teremos um dia em Cotonou, com encontros com autoridades e uma série de atividades”, informou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *