Caravana de Direitos Humanos leva serviços essenciais à população de Itapuã

Noticias Saúde

A aposentada Diná Campos, residente do bairro de Itapuã, foi uma das beneficiadas pela Caravana de Direitos Humanos, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH). Em busca de documentos para dar continuidade ao tratamento de câncer, Diná encontrou na ação itinerante a oportunidade de acessar serviços gratuitos.

A Caravana, que teve início em 24 de abril e estará em funcionamento até 25 de abril, na Escola Estadual Lomanto Júnior, tem como objetivo oferecer diversos serviços gratuitos à comunidade de Itapuã. A ação faz parte do projeto de requalificação do Parque Lagoa do Abaté, realizado pelo Governo da Bahia, com investimento de R$ 5 milhões, contemplando reformas no Centro de Atividades e na Casa da Música do bairro.

Para Diná, a busca por documentos como a 2ª via da Certidão de Nascimento e do RG é fundamental para o acesso aos serviços de saúde. Acompanhada da irmã, Dinalva Campos, a aposentada destacou a importância da iniciativa para facilitar o processo de tratamento. “Ela vai precisar dar entrada no SUS para fazer o tratamento do câncer de pulmão e os documentos novos vão facilitar esse processo”, explicou Dinalva.

O evento, que contou com uma apresentação musical dos estudantes da Lomanto Júnior, visa promover a cidadania e o acesso à justiça, oferecendo serviços essenciais para grupos sociais vulneráveis, como crianças e adolescentes, juventude, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas LGBT+, comunidades quilombolas e a população em geral. Ao todo, foram realizados 880 atendimentos no primeiro dia, com destaque para serviços como emissão de RG, certidão de nascimento e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

O secretário de justiça e direitos humanos, Felipe Freitas, destacou a importância da Caravana como um serviço essencial para garantir o acesso à justiça e à cidadania. “Nossa expectativa é circular durante todo o ano em 32 comunidades e territórios do estado, atendendo toda a comunidade e promovendo os direitos humanos”, afirmou.

Além dos serviços mencionados, a Caravana também oferece orientação jurídica, atendimento psicossocial, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, divórcio, distribuição de insumos, oficinas e palestras para os alunos da Escola Lomanto Júnior. A ação é realizada em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais, visando promover o exercício da cidadania e a inclusão social.

Parceiros da iniciativa incluem diversas secretarias estaduais, além de instituições como Coelba, Embasa, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal de Justiça da Bahia e Tribunal Regional Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *