Nesta quinta-feira (25), entrou em operação o trecho 2 do BRT de Salvador, marcando a estreia da mais nova linha do modal, a B4, que conecta a Lapa à Estação Pituba, em frente à sede da Apae. Inicialmente, o trajeto funcionará de forma assistida, em um período de monitoramento e ajustes para facilitar a adaptação da população à nova opção de transporte.
A operação assistida terá início com um horário reduzido, das 9h às 15h, com os ônibus saindo a cada 10 minutos, em média. Além das estações da Lapa e da Pituba, os passageiros poderão embarcar ou desembarcar nas novas estações do Rio Vermelho e Cidade Jardim. A expectativa é que o horário de funcionamento seja ampliado e mais estações sejam incorporadas conforme o avanço dessa fase piloto, que será avaliada a cada 15 dias.
O Secretário Municipal de Mobilidade, Fabrizzio Müller, destacou a importância do faseamento para que a operadora possa realizar ajustes e garantir o melhor funcionamento. “Neste período, é necessário homologar as estações, treinar as equipes, avaliar as demandas dos usuários, entre outros aspectos. A cada 15 dias, faremos progressos, ampliando o horário e as estações, por exemplo. Todas as mudanças serão anunciadas com antecedência para que os usuários possam se preparar. Estou certo de que o BRT trará mais conforto e eficiência no transporte das pessoas”, afirmou.
Durante esse período assistido, a linha B4 contará com sete veículos, número que aumentará à medida que a operação avançar. Os ônibus terão 13 metros de comprimento, os quais já estão em uso no modal, e também de 15 metros, adquiridos recentemente pela prefeitura, todos equipados com ar-condicionado e acessibilidade completa. Ainda este ano, veículos articulados de 18 metros serão integrados à frota.
O novo trecho do modal possui 7 km de extensão e conta com 8 estações: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Com isso, o BRT cobre 22 km de vias exclusivas e 14 estações, beneficiando 18 bairros, além do trecho compartilhado. A infraestrutura inclui ciclovias em todo o percurso e mais de 5 mil árvores plantadas no paisagismo ao redor, além de 1,3 mil luminárias em LED e 542 postes para reforçar a iluminação pública.
Durante esse período inicial, os passageiros que utilizam outras linhas do BRT podem fazer a transferência para a B4 na Estação Pituba. Da mesma forma, quem deseja viajar da Rodoviária até a Lapa via BRT deve usar as linhas B1, B2 e B3 e realizar a troca de linha na Estação Pituba.
O BRT de Salvador conta ainda com outras três linhas: a B1, que conecta a Rodoviária à Estação Pituba via Av. ACM; a B2, que segue um trajeto similar, mas vai até a Praça Nossa Senhora da Luz, na orla da Pituba.