O Google anunciou que restringirá a veiculação de anúncios políticos no Brasil a partir de maio, em cumprimento à resolução aprovada em fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta medida visa combater a disseminação de informações inverídicas ou descontextualizadas durante o período eleitoral.
Em nota, a empresa afirmou que a atualização de sua política de conteúdo político no Google Ads ocorrerá em consonância com a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. O Google reiterou seu compromisso global com a integridade das eleições e manifestou disposição para dialogar com as autoridades sobre esse tema.
De acordo com as regras estabelecidas pelo TSE, as redes sociais devem tomar medidas para coibir a circulação de informações falsas ou descontextualizadas. Plataformas que não removerem conteúdos antidemocráticos ou discursos de ódio, como manifestações racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.
A resolução também regulamenta o uso de inteligência artificial durante as eleições municipais de outubro, proibindo a manipulação de conteúdo falso para criar ou substituir imagens ou vozes de candidatos com o intuito de prejudicar ou favorecer determinadas candidaturas.
Além disso, a medida restringe o uso de chatbots (software que simula uma conversa com pessoas de forma pré-programada) e avatares (corpos virtuais) para intermediar a comunicação das campanhas com pessoas reais. O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.