A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) divulgou um balanço que indica uma redução de 8,7% nos casos de mortes violentas no estado até o momento deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados apresentados, foram registrados 1.746 casos de crimes violentos de janeiro a maio de 2024, em comparação com 1.912 ocorrências no mesmo intervalo de tempo em 2023, representando a preservação de 166 vidas.
Os números foram compartilhados durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (15). O levantamento considera casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.
Além da redução nos casos de mortes violentas, a SSP divulgou outros dados relevantes:
- Foram detidos 37 líderes de facções, dos quais 11 integravam o Baralho do Crime da SSP.
- Um total de 2.169 armas de fogo foram retiradas de circulação, incluindo 25 fuzis. Esse número de apreensões representa um aumento de 23% em relação a 2023, com uma média de 17 apreensões por dia.
- O número de prisões foi de 641, um aumento de 4% em comparação com os primeiros meses de 2023 (5.902). Dentre essas prisões, 320 foram de foragidos localizados por câmeras de reconhecimento facial.
Durante a apresentação do balanço, o secretário Marcelo Werner destacou os investimentos em tecnologia e as ações baseadas na inteligência, enfatizando a integração total para combater o crime organizado e garantir a preservação de vidas, considerado o maior patrimônio da sociedade.