Prefeitura de Salvador oferece cursos gratuitos de gastronomia

Emprego Noticias

A Prefeitura de Salvador, em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está promovendo novos cursos gratuitos na área de gastronomia, através dos programas Empreenda Salvador e Mulher Salvador.

As inscrições para os cursos de Pizzaiolo e Cozinheira Industrial, este último destinado exclusivamente para mulheres, foram abertas na última sexta-feira (24).

Cada curso terá uma carga horária de 192 horas, com aulas presenciais na Unidade Senai Dendezeiros, sendo o curso de Pizzaiolo das 8h às 12h, e o de Cozinheira Industrial das 13h às 17h. As aulas terão início no dia 3 do próximo mês. Serão oferecidas 25 vagas, além de dez vagas adicionais para cadastro reserva.

Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e apresentar os seguintes documentos: histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Salvador. As inscrições podem ser realizadas através do portal Salvador Digital (http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br). Os selecionados terão direito a transporte e receberão um certificado ao final do curso.

Adicionalmente, a Oficina de Bolos Juninos, cujas inscrições já foram encerradas, ocorrerá nos dias 3 e 4 de junho no Senac Aquidabã. Esta oficina ensinará a 20 participantes como preparar iguarias tradicionais das festas de São João, como bolo de aipim, bolo de tapioca, canjica de milho e pamonha.

Maria Eduarda Lomanto, diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), afirmou que a conclusão dos cursos abrirá novas oportunidades de emprego para os participantes. “A capacitação proporcionará novas perspectivas de trabalho para os alunos, seja por meio de contratos temporários durante o São João, seja em vagas permanentes, além de fomentar a formalização de empreendimentos individuais através da abertura do CNPJ/MEI”, afirmou.

Lomanto destacou ainda que a formação fortalece os pequenos comerciantes e aumenta a geração de renda. “Uma inovação desta ação será a oportunidade para os alunos participarem de uma simulação de feira do empreendedor, onde poderão vivenciar as transações financeiras e todos os detalhes logísticos da montagem de uma feira, experimentando uma realidade comum durante o período do São João”, explicou.

Os cursos têm como objetivo principal fomentar a geração de emprego e renda, alinhados aos programas Treinar para Empregar e Empreenda Salvador, que visam a qualificação profissional e o desenvolvimento sustentável de novos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *